Duas vidas

Capa comum

272 Páginas

Editora Nemo (Grupo Autêntica)

Publicado em 10 de abril de 2018

Autores: Fabien Toulmé (roteiro e desenhos) e Valérie Sierro (cores)

RESENHA

O que você faria se descobrisse que está com uma doença terminal e possui apenas alguns meses de vida?

Em Duas Vidas, Fabien Toulmé nos apresenta Baudouin, um advogado, que leva uma vida muito estressante, com muita pressão e constantes frustrações. Apesar de odiar o emprego e, principalmente o seu chefe, Baudouin não cogita pedir demissão, pois decepcionaria seus familiares, especialmente o seu pai que também é advogado. Como uma forma de amenizar o seu dia a dia na empresa, ele constrói um contador de dias para marcar o tempo restante para a sua aposentadoria e assim ele vive a sua rotina entre casa e trabalho.

O autor também nos apresenta Luc, irmão de Baudoin, um médico que viaja o mundo em missões para ajudar as pessoas. Ele aproveita a sua vida ao máximo, fazendo tudo aquilo que sente vontade, além de possuir uma facilidade para relacionamentos com as mulheres, totalmente o oposto de Baudoin.

Fonte: Duas vidas.

No meio de uma de suas viagens, Luc vem visitar o irmão e o convida para almoçar, o que é prontamente recusado, pois Baudoin estava com muito trabalho a fazer e não poderia perder tempo com um almoço. Depois de insistir, Luc convence o irmão.

Durante o almoço, Luc questiona Baudoin sobre os seus sonhos e o que ele tem feito da sua vida e, para sua surpresa, descobre o quanto infeliz o seu irmão está no seu emprego. Então Luc sugere que o Baudoin deveria sair do emprego e correr atrás do seu sonho de adolescente (ser músico), mas Baudoin refuta a ideia por achar que já está velho demais para isso e ainda que seu pai não aceitaria. Luc avisa que ficará na cidade por três semanas e convida o irmão para saírem juntos algumas vezes.

Em um desses passeios, os irmãos vão nadar e após saírem da piscina Baudoin percebe que o caroço perto da sua axila, percebido a alguns dias, está maior. Assustado, logo mostra para Luc, que recomenda que ele vá se consultar com um médico oncologista que é seu amigo, apenas para se certificar de que não seja nada grave. Após inicialmente relutar, Baudoin vai ao médico e realiza os exames solicitados. Após alguns dias Baudoin é chamado ao consultório para ver os resultados e é surpreendido com a notícia de que têm um câncer maligno espalhado por todo o corpo e que não possui muito tempo de vida, por fim, o médico recomenda a ele que aproveite ao máximo os próximos meses da sua vida, pois serão os últimos.

Baudoin fica extremamente bravo consigo mesmo, pois está morrendo e sente que jogou a sua vida fora, passando tempo demais em um emprego que não gosta e abrindo mão dos seus sonhos e tudo o que lhe fazia feliz. Seu irmão Luc, comovido com a situação, o convence a fazer uma lista com tudo o que ele desejaria fazer antes de morrer, e se coloca a disposição para auxiliá-lo na realização de cada um dos itens. A partir daí a vida de Baudoin muda completamente.

Fonte: Duas vidas.

Duas Vidas ganha o leitor logo nas primeiras páginas, o autor nos presenteia com uma história emocionante e comovente, nos faz pensar e repensar muitos aspectos das nossas vidas, nos choca e nos surpreende. A história de Baudoin, apesar de fictícia, poderia ser a história de muitas pessoas, que diariamente abrem mão dos seus sonhos para satisfazer alguém ou por medo de mudar, de tomar uma atitude e deixam suas vidas escaparem, dando-se conta tardiamente, quando já não há mais muito a fazer.

Você tem duas vidas. A segunda começa quando você descobre que só tem uma

Confúcio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s