Conheça todos os estilos de mangás publicados

Cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, os mangás são sucesso de público no Japão. Por lá, as impressões são feitas em revistas semanais/mensais e inicialmente saem em um compilado com outras histórias, num acabamento mais simples, porém as obras que fazem sucesso, posteriormente ganham suas edições próprias. Em breve, iremos comentar sobre todos os formatos de mangás que são produzidos no japão, mas hoje o foco é na classificação do estilo do mangá, em relação ao seu enredo. Confira abaixo a lista dos estilos de mangás publicados.

Talvez o estilo mais popular aqui no Brasil, o mangá Shounen é mais voltado para o público infanto-juvenil masculino. As principais revistas japonesas que publicam essas histórias são a Shounen Jump, Shounen Sunday, Shounen Magazine e a Shounen Champion. Essas revistas trouxeram alguns dos maiores sucessos da história dos quadrinhos japoneses. As principais características desse estilo que vale destacar é que as histórias tem o foco em aventura, comédia e esportes. Possuem um traço detalhado, preciso, forte e atrativo, embora seja cartunesco.

Alguns exemplos de mangás Shounen: Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Yu Yu Hakusho, Inu-Yasha, Fullmetal Alchemist, Yu-Gi-Oh, Naruto, One Piece, Death Note, Kuroko no Basket, Slam Dunk, Bakuman, entre outros.

Por fim, é importante mencionar que esse estilo de mangá foi responsável por romper fronteiras, levando os quadrinhos japoneses para todo o mundo.

Esse é o estilo de mangá mais voltado para o público infanto-juvenil feminino. Nos mangás Shoujo as histórias de romances são as que mais fazem sucesso, apesar de poder conter histórias de comédia e aventura. Aqui os traços dos autores são leves, possuindo uma arte mais clara e menos poluída.

Alguns exemplos de mangás Shoujo: Sakura Card Captors, Sailor Moon, Nana, Merupuri, Fruits Basket, Candy Candy, Rosa de Versalhes, Glass Mask, Aoharaido, Orange, entre outros.

É uma derivação dos mangás Shoujo e é mais voltado para o público femino e público homossexual masculino. Suas histórias envolvem, geralmente, comédia, drama e aventura, porém o que caracteriza os mangás Yaoi são os relacionamentos amorosos entre os protagonistas do mesmo sexo, nesse caso especificamente entre homens.

Alguns exemplos de mangás Yaoi: Gravitation, Loveless, entre outros.

Outra derivação dos mangás Shoujos e semelhante ao mangás Yaoi, porém aqui são mostradas as relações amorosas entre mulheres. Também possui histórias de comédia, aventura ou drama. Mas, ao contrário dos mangás Yaoi, os mangás desse estilo podem ser publicados tanto nas revistas de mangás masculinas como nas revistas direcionadas para o público feminino.

Exemplo de mangá Yuri: Citrus.

Kodomo significa, literalmente, criança e como tal esse estilo de mangá é voltado para o público infantil. De modo geral, as histórias são cômicas, porém sempre com algum ensinamento e lições de moral. Possuem enredos simples, com uma arte bem infantilizada e sem exageros, para manter a atenção dos seus leitores.

Alguns exemplos de mangás Kodomo: Hamtaro, Yo-kai Watch, Meu Amigo Totoro, entre outros.

Surgido ainda nos anos 50, esse estilo veio para se diferenciar dos quadrinhos voltados para o público infanto-juvenil. Sendo assim, é um estilo direcionado para o público adulto, trazendo temas mais densos. Seu traço é mais voltado para o realismo e é mais pesado.

Exemplo de mangá Gekigá: Golgo 13.

Esse estilo de mangá é mais voltado para o público adolescente/adulto. Suas tramas trazem feitos históricos, recriando batalhas e heroísmo do povo japonês. Os mangás Jidaigeki são uma maneira interessante de contar a história do Japão, trazendo interesse ao público jovem. Vale destacar que esse estilo de mangá foca no período feudal, onde os samurais caminhavam livremente, travando batalhas lendárias.

Alguns exemplos de mangás Jidaigeki: Muyōnosuke, Samurai Executor, Lobo Solitário, O Preço da Desonra, entre outros.

A versão mais moderna do Gekigá. Os mangás Seinei surgiram ao longo do anos 1970 e possuem as mesmas características do seu antecessor.

Alguns exemplos de mangás Seinen: Akira, Éden, Ghost in the Shell, Gantz, Blade – A Lâmina do Imortal, Vagabond, Old Boy, entre outros.

De forma simples, os mangás Josei são equivalentes ao Gekigá ou Seinen, porém voltado para o público feminino adulto. Aqui as histórias geralmente mostram o cotidiano das mulheres e seus romances. Mas, ao contrário do Shoujo, esse estilo é mais realista e dificilmente utiliza elementos fantásticos em suas tramas. Também é explorada a sexualidade, mas de forma mais sóbria.

Alguns exemplos de mangás Josei: Honey and Clover, Nodame Cantabile, Paradise Kiss, entre outros.

Apesar de serem mais conhecidos como Hentai no ocidente, os mangás eróticos, voltados para o público adulto, são chamados de Seijin no Japão. Suas histórias são dos mais variados estilos, visando agradar a todos os gostos. Podem circular entre histórias de comédias e até mesmo de terror, mas obviamente, sempre com a temática de sexo envolvida.

Alguns exemplos de mangás Seijin: Love Junkies, Futari H, Angel (Japinhas Safadinhas), entre outros.

Apesar de no Japão não ser considerado um estilo de mangá, o ecchi na verdade é um dos elementos utilizados nas histórias voltadas para meninos, em sua maioria. Pode ser entendido como um “fan service”, pois inclui uma pitada de erotismo nas histórias e, alguns casos, cria situações cômicas. Alguns leitores são contra esse recurso nas obras, por considerarem que, de modo geral, são desnecessários para as histórias.

Alguns exemplos de mangás que utilizam elementos ecchi: Freezing, Video Girl Ai, Love Hina, Ikkitousen, Tenjho Tenge, Highschool of the Dead, Highschool DxD, Queen’s Blade, entre outros.

E você, conhecia todos os estilos de mangás? Qual é o seu estilo favorito? Conforme mencionado anteriormente, em breve, traremos uma matéria com todos os formatos em que os mangás são publicados.

Fonte: editorajbc.com.br/mangas/inf/os-estilos-de-mangas


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s