Dicas para conservar a sua coleção de quadrinhos

Fonte: Autor.

Um cuidado que todo colecionador de quadrinhos deve ter é com a conservação. Páginas amareladas, poeira, umidade, entre outros, são preocupações constantes. Cuidar de uma coleção pode ser muito trabalhoso, principalmente porque ela está em constante crescimento.

Todo colecionador tem as suas manias, alguns são mais detalhistas, outros menos, mas temos algumas dicas que podem auxiliar você a manter os seus quadrinhos sempre em bom estado, mesmo que você não queira gastar muito tempo com isso. Começaremos com as dicas mais simples e, conforme você for lendo essa matéria, aprofundaremos mais o assunto.

Saquinhos plásticos

Embale seus quadrinhos. Essa é uma dica muito simples e que irá auxiliar muito na proteção da sua coleção. Dessa forma você estará protegendo os seus quadrinhos de poeira e insetos. Mas não é qualquer saquinho que deve ser utilizado, o correto é utilizar somente saquinhos de Polipropileno, pois além de resistente, ele permite uma certa circulação de ar.

Ao contrário do que alguns colecionadores pensam, manter um quadrinho com o lacre original não é uma opção muito recomendada, do ponto de vista de conservação. O plástico utilizado pelas editoras/gráficas em seus produtos, servem apenas como uma proteção temporária, podendo inclusive causar problemas a longo prazo, como criação de microambientes de bactérias, devido a não circulação de ar, e a possibilidade do plástico grudar no papel.

Um ponto muito importante que deve ser levado em consideração é que quadrinhos de capa dura não devem ser colocados em saquinhos plásticos. Isso se deve ao fato da tinta utilizada para impressão das capas e também a fragilidade do material utilizado. Outro ponto a ser considerado, é não deixar os quadrinhos muito apertados dentro do saquinho e por fim, se o saquinho que você for utilizar não possui um lacre para fechar, dê preferência em utilizar fita mágica, como a da Scotch por exemplo, pois além de durável, ela não solta cola no plástico.

Caso você tenha ficado interessado em comprar os saquinhos, mas tem dúvidas em relação ao tamanho adequado, clicando aqui, você terá acesso a uma planilha com uma lista de todos os mangás já lançados no Brasil até hoje e o tamanho de saquinho recomendado para cada caso, essa planilha foi desenvolvida pela equipe do Capitão Onigiri. Aliás, você pode comprar os seus saquinhos no site capitaoonigiri.com.br e utilizando o cupom VIDADECOLECIONADOR você ganhará um desconto na sua compra.

A grande vantagem dessa dica é que é muito barata e fácil de fazer.

Mangás protegidos com saquinhos plásticos de polipropileno.
Fonte: Autor.

Armazenamento

O grande problema para a maioria dos colecionadores. O espaço que dispomos para a nossa coleção nem sempre é o suficiente ou o mais adequado, porém temos algumas dicas para que você possa amenizar eventuais problemas.

Primeiro sobre o papel, tenha sempre em mente que o papel é sensível e o ambiente onde ele está, afeta na sua qualidade e conservação. Por isso, evite deixar a sua coleção exposta a luz forte e direta ou muito próxima de lâmpadas e nunca deixe a sua estante em local que pegue sol.

Dê preferência para estantes de ferro ou madeira (de qualidade e tratada), não deixe seus quadrinhos em algum lugar abafado e fechado. Ambientes fechados e abafados, como estantes fechadas e com porta de vidro, são propícias a criarem um microambiente de bactérias e, ao longo dos anos, deteriorar sua coleção. Nesses locais também é mais provável o aparecimento de traças ou outras pragas que podem danificar o papel.

Nunca empilhe verticalmente sua coleção pois, pode demorar algum tempo, mas irão aparecer marcas nos quadrinhos por ficarem tortos ou aguentando peso de outros em cima. Caso seja necessário empilhar seu quadrinhos, faça isso horizontalmente, os mais pesados embaixo e os mais leves em cima. Obviamente, não faça grandes pilhas e alterne o lado em que ficarão as lombadas dos quadrinhos.

Problemas com umidade, mofo e insetos

Se possível, evite deixar seu quadrinhos muito próximos de paredes e nunca deixe eles em contato direto com uma parede (principalmente paredes externas e de banheiros), a umidade pode surgir, e consequentemente irá estragar os seus quadrinhos. O ideal seria deixar uma distância de pelo menos 15 cm da parede, chão e teto.

Caso você perceba que tem mofo na sua estante, areje imediatamente a sua coleção e a sua estante. Limpe o local e caso você tenha a possibilidade, troque a sua estante de lugar, dando preferência para um ambiente mais seco. Uma maneira muito eficaz para auxiliar você em relação ao mofo, são os potes anti-mofo que podem ser encontrados em mercados. Eles absorvem a umidade do ambiente, evitando que ela chegue aos quadrinhos.

Se por algum motivo seus quadrinhos molharem, utilize folhas de jornal. Coloque as folhas de jornal entre as páginas, trocando conforme elas umedeçam. Isso vai fazer com que você evite problemas ainda maiores, visto que o jornal irá absorver grande parte da água.

Infelizmente, um problema que pode acontecer, principalmente se você não tiver um local adequado para a sua coleção, é o aparecimento de insetos. Caso você se depare com esse problema, aproveite um dia de sol e areje a sua coleção, folhando cada edição sua. Mas lembre-se de não deixá-los por muito tempo no sol. Ao entrar em contato com o calor do sol, o papel irá aquecer e esse calor pode matar muitas bactérias. Feito isso, se você notar marcas/sujeiras de inseto entre as folhas, passe um pincel (de preferência macio) cuidadosamente.

Outra maneira de evitar insetos é a utilização de naftalina, mas além do cheiro, o problema de usar naftalina é que ela pode manchar o papel, por isso não deixe muito próxima dos seus quadrinhos. Caso você utilize estantes de madeira, fique atento a um possível aparecimento de cupim.

Higienização e limpeza

Agora chegamos a uma etapa em que os colecionadores menos detalhistas talvez podem desistir, porém recomendamos que você faça esses procedimentos ao menos uma vez ao ano. Afinal, se você está colecionando algo, é porque é importante para você. Enfim, após todos os cuidados citados anteriormente, saquinhos plásticos, armazenamento e cuidados com umidade, mofo e insetos, existem rotinas que você deve seguir para deixar sua coleção sempre em perfeito estado.

Se possível, a cada quinze dias, retire o pó dos quadrinhos (se você perceber uma quantidade de pó muito grande, limpe com mais frequência). Se você tiver uma coleção muito grande, faça esse processo pelo menos uma vez por mês. Pode não parecer, mas os quadrinhos acumulam muita poeira, principalmente os que possuem capa dura, já que eles não ficam dentro dos saquinhos.

Esse processo de limpar os quadrinhos pode ser feito enquanto você espera a sua estante secar. Secar? Exatamente. É recomendado retirar toda a sua coleção de tempos em tempos da sua estante e limpá-la. Um pano úmido já deve resolver, mas eu gosto de passar lustra móveis também. Esse pode ser um processo bem demorado, principalmente para coleções grandes, mas não tenha pressa. Somente coloque os seus quadrinhos novamente na estante quando ela estiver totalmente seca.

Para quem chegou até aqui, gostaria deixar mais algumas pequenas dicas, que podem fazer a diferença.

Dicas rápidas

  1. Cuide da sua limpeza! Sempre manuseie os seus quadrinhos com as mãos limpas;
  2. Evite comer ou beber enquanto você estiver manuseando os seus quadrinhos;
  3. Não molhe os dedos em saliva para folhar o quadrinho, vire a página pela parte superior da folha.
  4. Evite abrir demais um quadrinho pois poderá descolar ou soltar a costura;
  5. Nunca deixe os seus quadrinhos sobre superfícies irregulares.
  6. Não aperte a sua coleção na estante.
  7. Evite retirar os quadrinhos da estante puxando pela lombada;
  8. Troque sempre os quadrinhos de lugar na prateleira, assim haverá variação de luz, de calor e no arejamento.
  9. Se as páginas do seu quadrinho grudarem, utilize vapor para soltá-las.
  10. Limpe as marcas de dedos em seus livros com uma borracha plástica e flanela.

Fonte: Site Hora do Mangá

Com todas essas dicas, agora você é um expert em cuidados com a sua coleção, mas para finalizar essa matéria, deixaremos um vídeo com mais algumas dicas interessantes para você manter a sua coleção sempre perfeita.

Fonte: Canal do Capitão Onigiri no Youtube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s