Projeto Corsários: Os Senhores do Novo Mundo

Fonte: Autor

Sinopse: No início do século XVIII, a fim de fortalecer sua armada, a Inglaterra contratou e converteu navios e tripulações particulares em membros da Marinha Real, transformando-os em corsários. Com o fim da Guerra da Rainha Ana, essa gigantesca frota paramilitar ficou ociosa e muitos passaram a viver à sombra das bandeiras negras. Induzidos por grandes líderes, esses novos piratas formaram alianças, tornando-se um infortúnio naval mercante para as nações europeias. Para garantir o futuro comercial no Novo Mundo, um navio de guerra foi enviado às vésperas da posse do novo governador das Bahamas com o objetivo de averiguar os boatos sobre uma insurreição marítima.

OPINIÃO

Lançada de forma independente por Samuka Marinho, “Projeto Corsários: os Senhores do Novo Mundo” é uma graphic novel criada inteiramente com fotografias de cenários e pessoas reais. Um trabalho nacional de muita qualidade.

A história se passa na chamada “Era de Ouro da pirataria” e relata um dia intenso na vida dos piratas e corsários das Antilhas, mesclando fatos reais com alguns elementos fictícios em um conflito entre a Inglaterra e os piratas. Após o fim da guerra, os corsários acabaram tornando-se um problema para a coroa e mesmo eles possuindo a anistia do governo, começa uma caçada aos piratas. A narrativa da história lembra muito a forma de escrita de livros e possui uma linguagem mais rebuscada. Após um início um pouco mais lento, temos os conflitos entre as embarcações, o que rende sequências ótimas.

Ao final da edição, temos alguns extras que nos mostram que Marinho trabalhou em toda a produção, sendo necessário inclusive, a descoberta de várias aptidões, pois todo investimento, pesquisa, criação, roteiro, produção, figurino, cenografia, direção de arte, maquiagem artística, iluminação, fotografia, edição de imagens, projeto gráfico, diagramação, fontes, letreiramento e editoração dos quadrinhos foram feitos pelo próprio autor. Os personagens (ou atores), conforme descrito, são amigos do autor que toparam encarar esse desafio.

Ao todo, o projeto durou dois anos para ser concluído e resultou em uma HQ belíssima, onde a cada página temos uma obra de arte e é possível notar todo o empenho de Marinho. A edição, que posteriormente foi relançada em parceria com a Amazon Brasil, possui capa dura, 192 páginas, miolo em papel couchê e é totalmente colorida.

Fonte: Projeto Corsários: Os Senhores do Novo Mundo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s