A Marcha – Livro 1

A Marcha – Livro 1

Capa Comum

128 páginas

Editora Nemo (Grupo Autêntica)

Publicado em 03 de abril de 2018

Autor: John Lewis, Andrew Aydin (roteiro) / Nate Powell (arte)

RESENHA

Já pensou, chegar em uma lanchonete, sentar no balcão de atendimento, as pessoas te olharem torto, e o dono não querer atender você? Esta era a realidade das pessoas negras que viveram sua juventude nos anos 60, nos Estados Unidos da América.

Últimos acontecimentos de 2020, e vemos a história se repetir, a morte de uma pessoa negra, os direitos mais uma vez jogados no lixo, a brutalidade humana exposta mais uma vez ao mundo. A conquista dos direitos civis nos Estados Unidos da América, se viu mais uma vez ameaçada.

E é sobre essa luta pelos direitos civis, que a graphic novel, A Marcha, retrata em suas 128 páginas, do volume 1. John Lewis parlamentar americano, narra a sua história, pela conquista dos direitos civis nos Estados Unidos da América. No decorrer da narrativa, podemos perceber, a crueldade do ser humano, com a sua própria espécie. John Lewis, nos mostra que é possível conseguir resultados usando a não violência, esse era o lema, dos protestos feitos naquela época, não usar a violência, mesmo que você fosse espancado, linchado, não revidar na mesma moeda.


O preconceito, a segregação racial, sempre existiu, provavelmente sempre existirá, e não devemos fazer uso da força, ou dos mesmos métodos que nossos opressores usam. Manter a calma, não usar a violência, e o fundamental, se unir, pois só assim conseguiremos resultados.

John Lewis narra o encontro com Martin Luther King Jr. uma das pessoas chave na luta contra o preconceito, e a segregação racial nos Estados Unidos da América, podemos ver com clareza, como foi fundamental esse encontro, pessoas com o mesmo ideal, unindo forças para levar o movimento de luta adiante.


Considero A Marcha, uma leitura fundamental, pois retrata acontecimentos verídicos de um tempo não tão longínquo, nos mostra a realidade do ser humano, e mesmo se tratando de algo que já aconteceu, ainda vivenciamos fatos dessa natureza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s