Frankenstein e Outras Histórias de Horror

5/5
Editora Pipoca e Nanquim
412 páginas
novembro de 2021
Junji Ito

Sinopse

Frankenstein, romance escrito por Mary Shelley e publicado em 1818, conquistou o público desde o seu lançamento e se consolidou como uma obra-prima da literatura, povoando o imaginário e servindo de referência para diversas histórias até a atualidade. A saga do ambicioso Victor Frankenstein, que dá vida a uma criatura monstruosa feita de cadáveres para se aproximar do patamar de Deus por meio da ciência, também inspirou o aclamado autor de mangás Junji Ito a adaptá-la para os quadrinhos entre 1994 e 1998, com seu traço e narrativa que destacam o grotesco. Sua versão também foi um sucesso, considerada pela crítica como uma das melhores já feitas dessa história e agraciada em 2019 com o Prêmio Eisner de Melhor Adaptação de Outra Mídia.

Resenha

“O único caminho que me restou… é o daquele Demônio”.

Na tentativa de querer ser Deus, Frankenstein – romance clássico de Mary Shelley e que foi adaptado pelo mestre do horror Junji Ito – foi publicado aqui no Brasil pela editora Pipoca e Nanquim. Além de Frankenstein, na edição brasileira estão presentes uma série de contos sobre Toru Oshikiri, um rapaz sempre envolvido em situações bizarras, os contos sobre a cachorrinha do Junji Ito, entre outros.

A adaptação de Frankenstein possui um tom mais de suspense, apesar do traço “monstruoso” do Junji Ito, e isso é algo que combina muito bem com a história. O terror/horror deste mangá fica para os pequenos contos como “Funeral da Boneca do Inferno” ou os “Contos de Oshikiri”.

frankenstein 01
Fonte: Frankenstein E Outras Histórias de Horror

Essa é uma adaptação muito bem feita, na qual Junji Ito consegue passar a verdadeiro sentido da obra original. Victor Frankenstein possui uma grande ambição pela ciência, querendo ser como um Deus, e com isso ele acaba criando um monstro. Vale ressaltar que Frankenstein não é o monstro, mas sim o sobrenome de Victor e sua família. Tendo um traço mais comportado, isto é, sendo mais limpo em muitos quadros, a obra traz a sensação de um filme de suspense, ainda mais com a narrativa que é bem versátil e gostosa de acompanhar.

Em relação aos Contos de Oshikiri, aqui temos o Junji Ito “clássico”. Toru Oshikiri mora sozinho em um casarão e sua vida gira em torno de muitas confusões e acontecimentos bizarros, como partes do corpo gigantes, lagos que matam corpos, assombrações e outras dimensões. É uma piração total. De início parece não ter lógica, mas depois o autor amarra as histórias de uma forma sensacional e coesa.

No fim, temos duas histórias sobre a cachorrinha do autor, um slice of life muito fofo e emocionante.

No todo, Frankenstein e Outras Histórias de Horror é um excelente material, até mesmo para conhecer o autor ou para quem gosta de boas adaptações, principalmente das clássicas. O Pipoca e Nanquim está mandando muito bem nas escolhas de materiais do Junji Ito, como Tomie (que possui resenha aqui no site) e A Sala de Aula que Derreteu.

Classificação:
5/5
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Siga-nos!

Mais Lidos do dia

Leia Mais

Últimas Resenhas

Últimas Notícias