Essa série de quadrinhos acabou sendo uma grande “descoberta” que fiz no ano passado. Após focar muito no humor nos três primeiros volumes, tivemos um quarto volume mais dramático, principalmente no seu final, onde um grave acidente deixou Betty hospitalizada. No quinto volume iniciamos exatamente de onde havíamos parado e veremos as consequências do acidente.
Betty ainda está no hospital e há uma tensão muito grande, pois apesar de ter acordado, ela não sente suas pernas. Existe a possibilidade de a lesão ser permanente, o que gera uma grande comoção por parte dos seus pais. Archie também está muito preocupado, pois sente que tem responsabilidade no que aconteceu e para piorar, os pais da Betty também o culpam.
Betty é muito querida por todos em Riverdale, o que faz com que as pessoas decidam ajudá-la de alguma forma. Algumas pessoas assumem o seu lugar nos trabalhos voluntários que ela realizava, já outros, organizam alguns eventos com o objetivo de arrecadar dinheiro para auxiliar na sua recuperação.
Os pais da Betty tentam não deixar transparecer, mas estão em grave situação financeira, porém em uma conversa com os pais do Archie, deixam escapar. Os pais do Archie se oferecem para ajudar, mas como o orgulho era uma das últimas coisas que havia sobrado, os pais da Betty aproveitam para deixar claro a sua opinião sobre Archie e que o consideravam culpado pelo acidente. Com isso, Archie fica de castigo e é proibido de ver Betty, claro, tudo isso combinado entre os seus pais.
Ao contrário dos pais da Betty, a cidade de Riverdale elegeu outro culpado, Reggie Mantle, que mesmo com uma ótima advogada, acaba sendo preso. Nesse volume não é muito explorado esse personagem, apenas o vemos rapidamente, porém quando ele é mostrado em sua sela na cadeia, temos uma revelação que certamente trará desdobramentos para a série. Seu companheiro de sela é nada mais, nada menos que o verdadeiro pai de Jason e Cheryl Blossom, que aliás, estavam um pouco sumidos da série.
O foco da história volta para Betty e podemos observar a sua recuperação. Aos poucos ela vai superando os desafios, sempre com muita força de vontade. E é justamente nos momentos de necessidade que ela percebe o quanto é querida por todos. Paralelamente, Archie não consegue parar de pensar na Betty, o que começa a incomodar a Verônica. Algumas dúvidas começam a surgir em sua cabeça e alguns sentimentos antigos começam a reaparecer.
Durante todo esse tempo em que Archie está de castigo, ele não consegue ver ou falar com a Betty, mas é aí que o Jughead entra na história. Ele é muito amigo da Betty e vendo a tristeza dela, resolve bolar um plano para ela conseguir ver o Archie. O encontro acaba sendo bem-sucedido, porém a Verônica ouve parte da conversa e acaba tirando conclusões precipitadas.
Verônica acaba confrontando Archie para que ele se decida, ela também já percebeu que algo pode estar acontecendo e ela sabe da relação deles no passado. Ao contrário do que poderíamos imaginar, Verônica mostra uma maturidade muito grande, algo completamente inesperado para a personagem que foi apresentada no começo da série. Ela resolve dar espaço para que o Archie organize seus pensamentos e mesmo tendo sentimentos por ele, o deixa livre para tomar a sua decisão.
Enquanto isso, Dilton também está em um momento decisivo. Ele tem se aproximado de Betty ultimamente e finalmente resolveu tomar coragem para se declarar. Após uma conversa interrompida, eles conseguem conversar, mas para sua decepção, ela diz que o considera como apenas um bom amigo. Logo na sequência é a vez de Archie tomar a sua decisão.
Ele decide ir falar com a Betty e falar sobre tudo o que está sentindo. Abrindo um parêntese aqui, eu não assisti à série de televisão e sei que existem diferenças em relação ao quadrinho, mas desde que comecei a ler estava torcendo por esse casal. Betty também abre o seu coração para o Archie, porém diz para ele pensar se realmente o que sente por ela é verdadeiro ou se ele apenas se sente culpado por tudo o que aconteceu, deixando uma ponta para o sexto volume, que deverá ser o volume final da renovada série de Archie que está sendo publicada no Brasil pela Geektopia.