“O único caminho que me restou… é o daquele Demônio”.
Na tentativa de querer ser Deus, Frankenstein – romance clássico de Mary Shelley e que foi adaptado pelo mestre do horror Junji Ito – foi publicado aqui no Brasil pela editora Pipoca e Nanquim. Além de Frankenstein, na edição brasileira estão presentes uma série de contos sobre Toru Oshikiri, um rapaz sempre envolvido em situações bizarras, os contos sobre a cachorrinha do Junji Ito, entre outros.
A adaptação de Frankenstein possui um tom mais de suspense, apesar do traço “monstruoso” do Junji Ito, e isso é algo que combina muito bem com a história. O terror/horror deste mangá fica para os pequenos contos como “Funeral da Boneca do Inferno” ou os “Contos de Oshikiri”.
Essa é uma adaptação muito bem feita, na qual Junji Ito consegue passar a verdadeiro sentido da obra original. Victor Frankenstein possui uma grande ambição pela ciência, querendo ser como um Deus, e com isso ele acaba criando um monstro. Vale ressaltar que Frankenstein não é o monstro, mas sim o sobrenome de Victor e sua família. Tendo um traço mais comportado, isto é, sendo mais limpo em muitos quadros, a obra traz a sensação de um filme de suspense, ainda mais com a narrativa que é bem versátil e gostosa de acompanhar.
Em relação aos Contos de Oshikiri, aqui temos o Junji Ito “clássico”. Toru Oshikiri mora sozinho em um casarão e sua vida gira em torno de muitas confusões e acontecimentos bizarros, como partes do corpo gigantes, lagos que matam corpos, assombrações e outras dimensões. É uma piração total. De início parece não ter lógica, mas depois o autor amarra as histórias de uma forma sensacional e coesa.
No fim, temos duas histórias sobre a cachorrinha do autor, um slice of life muito fofo e emocionante.
No todo, Frankenstein e Outras Histórias de Horror é um excelente material, até mesmo para conhecer o autor ou para quem gosta de boas adaptações, principalmente das clássicas. O Pipoca e Nanquim está mandando muito bem nas escolhas de materiais do Junji Ito, como Tomie (que possui resenha aqui no site) e A Sala de Aula que Derreteu.