Após 70 anos que o personagem surgiu no mundo dos quadrinhos, através de um série mensal, em formato italiano e papel especial, são contadas histórias inéditas de sua juventude e alguns acontecimentos são revisitados. Antes de se tornar um ranger, Tex era um fora da lei, foi dessa maneira que o seu criador o imaginou, porém há muito tempo isso havia ficado em segundo plano.
Nesse primeiro arco, Tex está sendo procurado, vivo ou morto, por rangers e caçadores de recompensas, sob a acusação de assassinato. Após perder seu pai e seu irmão, um Tex ainda jovem, resolveu vingar-se dos que assassinaram sua família, acabando em confronto com um xerife local. A partir daí ele precisa escapar de vários ataques de pessoas que estão atrás da recompensa posta à sua captura.
Em uma fuga, Tex acaba encontrando a princesa pawnee Tesah, que ele havia conhecido anos antes (acontecimento narrado no Tex 600), salvando-a dos homens de Coffin e juntando-se a ela na caça ao tesouro escondido. Coffin não aceita a derrota, então tem início uma intensa disputa entre eles, ora com vantagem para Tex, ora com vantagem para Coffin. O desfecho dessa disputa é mostrado no quarto volume. Não entrarei em detalhes dessa disputa, mas com certeza vale a leitura dos quartos volumes.
Essa nova publicação do personagem mantêm o excelente nível das suas demais publicações, sendo um sucesso na Itália, o que fez com que essa coleção chegasse rapidamente ao Brasil. O roteiro desse arco inicial ficou a cargo de Mauro Boselli e os desenhos do artista Roberto De Angelis.