Se você gostou de Duas Vidas, Não Era Você Que Eu Esperava, Pílulas Azuis e A Diferença invisível, todos lançados pela editora Nemo, com certeza essa história é para você. Da mesma forma que as histórias citadas acima, aqui também teremos uma obra comovente, que trata de um assunto sério, nos fazendo refletir sobre diversos pontos da nossa vida.
Mas, antes de entrar na história, gostaria de contextualizar um pouco.
Essa HQ foi encomendada a Mikaël Ross, autor da obra, para a comemoração de 150 anos da instituição localizada na vila Neuerkerode, na Baixa Saxônia, Alemanha. Essa vila foi fundada em 1868 pelo pastor evangélico Gustav Stutzer, pelo médico Oswald Berkhan e pela filha de um banqueiro, Luise Löbbecke, para abrigar crianças com algum tipo de deficiência. Na época, qualquer pessoa com algum tipo de deficiência era rapidamente descartada pela sociedade (ainda hoje necessitamos evoluir) e, por acreditar que essas pessoas poderiam ter uma vida digna, que poderiam conviver com outras pessoas, que poderiam ter sonhos e que poderiam desfrutá-los, que o trio resolveu iniciar esse trabalho, com muita dedicação. Atualmente 1,3 mil pessoas vivem e trabalham na vila, sendo 800 com deficiência.
O autor narra o cotidiano dessas pessoas, ainda que de forma ficcional. Mas segundo Rüdiger Becker, diretor da instituição nos dias de hoje, após ter passado dois anos imerso na vila, considerada símbolo de inclusão social, Ross conseguiu refletir com exatidão o que se passa por lá. Os personagens demostrados na história são ilustrados de forma caricata, porém é possível ver os sentimentos aflorados, que por vezes causam até algumas situações mais tensas, mas principalmente é possível ver o amor que toca a todos em Neuerkerode.
Bom, vamos à história.
Noel é um jovem muito apegado a sua mãe, é um super fã de AC/DC, banda de rock australiana, e possui um atraso mental. No seu aniversário, ele está na sacada assando marshmallows quando sua mãe lhe presenteia com uma guitarra e ingressos para ir assistir o show de sua banda favorita, Noel não cabe em si de tamanha felicidade.
Porém, na sequência temos um trágico acontecimento, ao acordar no meio da noite, Noel estranha que sua mãe não está no quarto, então ele a encontra caída no banheiro e tem sangue no chão. Imediatamente ele entra em pânico, pois não sabe como agir, mas mesmo assim ele consegue chamar a ambulância.
A partir desse acontecimento, sua vida muda completamente. Ele ainda não sabe, ou não acredita, mas sua mãe não irá mais voltar e seu destino agora é a instituição em Neuerkerode. Inicialmente ele reluta, mas aos poucos vai conhecendo as pessoas e se aproximando delas. Noel conhece Valentin, um menino habilidoso com números, datas e nomes, mas despreparado para o convívio social e principalmente incapaz de agir quando algo não sai como o planejado, como, por exemplo, se atrasar para a janta. Ele também conhece Penelope, uma menina por quem ele logo se apaixona, enxergando nela a sua princesa encantada. Aliás, essa sua paixão causa algumas confusões. Por fim, ele conhece Alice, uma menina epilética e aparentemente bipolar, que gosta muito dele, não medindo esforços para fazer com que ele também goste dela.
A história narra o cotidiano de Noel e alguns personagens da vila, mostra como eles agem em determinadas situações, como cada um reage quando algo de inesperado acontece e nos dá uma boa ideia de como é a vida por lá. Mikaël Ross conta a a história sob a perspectiva por vezes fantasiosa de Noel, mas gradualmente, vai trazendo diversos momentos de reflexão ao longo das páginas. Porém, é quando Noel inicia os seus treinamentos de judô, por apresentar comportamentos violentos, que o título da HQ faz jus e também é nesse momento que a maior lição nos é passada. No judô o primeiro ensinamento é como cair, pois, após aprendermos isso, estaremos fortes e preparados para todas as situações do combate, ou seja, estaremos preparados para todas as situações da vida.
No final, temos um texto de apoio que nos fala um pouco mais sobre a vila em Neuerkerode, complementando muito bem a edição. Aprendendo a cair é mais uma excelente HQ publicada pela editora Nemo que traz lições para nossa vida.