Atiçado pela curiosidade e por saber que é um personagem da Sergio Bonelli, adquiri o primeiro volume de Morgan Lost, publicado aqui no Brasil pela Editora 85. Volume este que compila 2 histórias italianas, formando um arco inicial, nos apresentando quem é Morgan Lost. Vale ressaltar que esta publicação da Editora 85 é referente a 1ª série de Morgan Lost publicada na Itália, que teve 24 edições e foi publicada de 2015 até 2017.
Criado por Claudio Chiaverotti, o mesmo que deu origem a Brendon, e também já roteirizou Dylan Dog, Chiaverotti nos apresenta um novo personagem, imerso em uma atmosfera sombria, de mistério e investigação policial. Morgan Lost é ambientado na década de 50, em um mundo alternativo, com tecnologia de ponta, onde as pessoas têm uma jornada de trabalho prolongada chegando a 14 horas diárias. O convívio social é escasso, levando as pessoas a terem uma vida solitária, um fator determinante para criar serial Killers (assassinos seriais). Na televisão, existe uma glamourização em cima dos serial killer nos noticiários, exaltando-os como astros do rock.
Nossa história se passa na cidade fictícia de Nova Heliópolis, que ao passar dos anos vem tendo um crescimento de assassinos seriais, surgindo assim, os caçadores de recompensa, pessoas que caçam os assassinos em troca de eurodólares (moeda fictícia). É aqui que entra Morgan Lost, após ser raptado junto com sua namorada por uma seita de culto à Seth, divindade egípcia do caos, ele vê sua amada ser morta em um ritual e se sente culpado por não conseguir fazer nada. Porém, o ritual foi interrompido com a chegada da polícia, que evitou que acontecesse o mesmo com Morgan. Após esse trágico evento, Morgan se torna um caçador.
A arte das histórias que ficou a cargo de Micheli Rubini e Giovanni Talami, é um verdadeiro desbunde, o traço desses artistas são fenomenais. Curti muito os desenhos, bem feitos, geralmente as obras da Bonelli, são pensadas para P&B, mas o que chamou a atenção nesta obra, foi a utilização da cor vermelha, que destaca muito bem a arte.
A edição da Editora 85, é em formato italiano, capa cartonada, miolo em papel offset 90gr, 196 páginas, que compila os 2 primeiros números da série italiana. Uma edição simples, sem pecar na qualidade. Algo que me incomodou durante a leitura foi ver a tradução em alguns balões de “serial killers” para “assassinos seriais”, e em outros balões se usou a expressão sem a tradução.
Você pode realizar a compra de Morgan Lost Volume 1 no link abaixo. Comprando através dos nossos links, você estará nos ajudando a manter o blog.