O sucesso da série que conta as histórias de Tex quando jovem continua e a minha leitura também. Chegamos ao quarto arco de histórias, o mais curto até agora, composto por dois volumes. Aqui também acontece a troca de roteirista pela primeira vez, ficando a cargo de Pasquale Ruju, já os desenhos ficam com Pasquale Del Vecchio. Como se trata de um arco com menos volumes, a história é mais direta, porém isso em nenhum momento é um problema. Enfim, vamos à história.
Após ajudar os agentes da Pinkerton a debelar a organização escravista, Tex se encontra nas planícies selvagens de Utah em busca de tranquilidade. Lá ele é acolhido por uma família de mórmons, os Greenfields. Enquanto isso, acontece um atentado a família Merril, onde pai e mãe são assassinados. Os dois filhos, Luke e Clementine, tentam fugir, porém a menina acaba sequestrada, enquanto o irmão foge pela floresta.
Existe uma certa tensão na região, aparentemente a população local não gosta do povo mórmon. Com o massacre, logo as suspeitas recaem sobre eles e, através de uma breve descrição fornecida por Luke, o xerife dirige-se a vila onde os mórmons moram. Tex também está nessa vila e quando percebe que Jonah Greenfield, filho da família que o acolheu, é acusado do crime e preso pelo xerife, ele fica desconfiado e resolve investigar.
Para a sorte de Jonah, Tex segue a comitiva do xerife até a cidade e o salva de um linchamento. Com a já mencionada tensão entre a população com o povo mórmon, o “criminoso” trazido pelo xerife já estava sendo esperado na cidade e foi recebido com armas em punho. Tex e Jonah conseguem fugir por um momento, mas logo são alcançados pelo xerife.
Então, Tex decide mudar de estratégia e fala com o xerife, com o objetivo de provar a inocência de Jonah. Para isso, ele apresenta um plano para o xerife que decide aceitar, após isso, as investigações continuam. Tex ainda é um procurado da justiça, algo que sempre pode lhe causar problemas, mas há uma pessoa desaparecida e um inocente sendo acusado, então ele não pode ficar sem fazer nada.
A partir daí acompanharemos a investigação do crime e descobriremos as motivações para tal ato. Apesar de ser um arco menor, em relação aos três primeiros, não temos prejuízo em relação à história. Novamente temos uma boa trama, nessa que é uma revista mensal de muito sucesso, seja na Itália ou aqui no Brasil. Por fim, gostaria de destacar a capa da edição 14 dessa coleção, na minha opinião, é a mais bonita até agora.
Você pode realizar a compra dos dois volumes que compõem o quarto arco da coleção através do link abaixo. Comprando através dos nossos links, você estará nos ajudando a manter o blog.