Confira a resenha de Satsuma Gishiden: Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma – Vol. 2.
No segundo volume da obra mais consagrada do mestre Hiroshi Hirata, publicada em três volumes pela editora Pipoca & Nanquim, temos a continuação direta do volume inicial. Após a pesada decisão do governo, os leais guerreiros de Satsuma partem para a realização das obras de contenção das enchentes.
Apesar da aparente aceitação, tais ordens ainda causariam muitos transtornos para todos. Como já era de se imaginar, ao chegar ao local definido para as obras, diversas situações adversas colocam a prova toda a lealdade, respeito aos costumes e as novas regras impostas.
Da mesma forma que o primeiro volume, o foco não é nas batalhas, mas sim, em toda a tensão e os desdobramentos que essa difícil missão irá causar. Porém, nos momentos em que existem confrontos, eles se dão de forma muito violenta, mostrando até onde pode ir uma pessoa atrás de sua honra. O mestre Hirata sabe muito bem como desenvolver a história, e não deixa passar nenhum detalhe, por isso devemos nos manter sempre atentos a cada traço desenhado pelo autor.
Novamente somos ricamente contextualizamos a todos os acontecimentos narrados, o que traz outra camada a obra. E o que falar sobre a arte? Será comum você ficar parado em várias páginas por algum tempo, apenas admirando. Sobre a edição, seguindo o padrão dos mangás da editora Pipoca & Nanquim, a obra vem com sobrecapa e verniz localizado de alto relevo, papel de alta gramatura, miolo colado e costurado para o melhor manuseio na leitura, e um marcador de páginas.