Confira a resenha de Satsuma Gishiden: Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma – Vol. 3.
No volume final da obra mais consagrada do mestre Hiroshi Hirata, publicada em três volumes pela editora Pipoca & Nanquim, temos as resoluções das obras de contenção das enchentes e todos os problemas que elas trouxeram para o povo de Satsuma. Após a pesada decisão do governo, os leais guerreiros de Satsuma seguem cumprindo com o seu dever, mas a tensão só aumenta.
Nesse volume são mais exploradas as artimanhas do governo contra o povo de Satsuma. Como se não bastasse todo o custo das obras que lhes foi imposto e a humilhação para um samurai servir como operário nas obras, aqui são mostradas as muitas injustiças que foram cometidas contra esse povo, onde diversas acusações de crimes bárbaros foram feitas e ainda mais custos foram gerados. Muitos destes guerreiros não conseguiram suportar o peso deste fardo, e como um último momento de honra em sua vida, cometeram o Seppuku (considerada uma morte honrosa para um samurai).
A arte continua fantástica, o traço de Hirata parece que só melhora a cada quadro que ele desenha, porém, nesse volume achei a leitura um pouco mais arrastada do que nos volumes anteriores. De forma geral, Satsuma Gishiden é uma excelente série que é contada de forma magistral por Hiroshi Hirata. Sobre a edição, seguindo o padrão dos mangás da editora Pipoca & Nanquim, a obra vem com sobrecapa e verniz localizado de alto relevo, papel de alta gramatura, miolo colado e costurado para o melhor manuseio na leitura, e um marcador de páginas.