No volume 600 da publicação mensal da editora Mythos, temos uma história fechada, aqui intitulada “O ouro dos Pawnees”. Inicialmente vemos Tex, Kit Carson, Kit Willer e Jack Tigre indo revisitar uma caverna subterrânea. Nessa caverna existe o tesouro dos Pawnees, então, após garantir que tudo ainda estava lá, Tex resolve contar a história de como ficou sabendo desse tesouro e como se tornou o seu guardião. Vemos então um Tex mais jovem, procurando por aventuras, com seus amigos Clarence Hutchenrider, Rod Vergil e Dick Furacão.
Os quatro jovens passavam pelas grandes pradarias, quando se depararam com um índio morto, o que logo os levou para o meio dos conflitos entre os Pawness e os Sioux. Os índios Sioux haviam sequestrado a jovem Tesah, mas Tex intervém em favor da menina, o que garante uma nova amizade e respeito por parte dela e do chefe dos Pawnees. A história retorna para o tempo presente, onde Tex irá se encontrar mais uma vez com Tesah, não sem ter que enfrentar mais bandidos, que estão atrás dos segredos em volta do tesouro do seu povo. Com isso, temos a garantia de mais tiroteios e muita cenas de ação.
Essa é uma edição especial, pois é a de número 600 (700 na Itália) da mensal do personagem, por isso, trata-se de uma publicação em cores, para comemorar a marca alcançada. Também nessa edição, na página 24, o personagem publicado desde 1948, alcançou a marca de 100.000 páginas de histórias. Por fim, em alguns momentos, é acrescentada uma nota em determinados balões, fazendo referência a Tex Willer, outra publicação do personagem e que conta as suas histórias quando jovem. Isso com certeza atiçou ainda mais a minha curiosidade para também comprar essa coleção, que por alguns motivos estava relutando.