Como leitor de histórias em quadrinhos há pouco tempo, ler super-heróis não é algo muito comum para mim, mas aos poucos vamos mudando e com o passar do tempo, venho tendo um olhar para o mundo dos super-heróis. Estou procurando conhecer mais e uma história que ouvi falar bem foi Thor: Vikings, uma pesquisada rápida e já me atiçou a curiosidade, justamente por envolver a cultura nórdica.
Quem conhece a mitologia nórdica, seja através de pesquisa, de séries, histórias em quadrinhos ou filmes, sabe que o povo nórdico, conhecidos como Vikings, foram seres impiedosos, cruéis, destemidos e excelentes lutadores, agora imagine Vikings amaldiçoados, que se tornaram zumbis, o poder destrutivo que eles tem, é imensurável, ao ponto que nosso herói Thor, se vê em apuros diante de tal aberração.
O ano é 1003, estamos na costa oeste da Noruega, onde Vikings, liderados por Harald Jaekelsson, saqueiam a vila de Lakstad, dizimando sua população, exceto o sábio ou feiticeiro da vila, o qual lança uma maldição a tripulação de Harald, que mesmo que velejem por mil anos, não encontrariam a terra que procuram e assim se sucedeu. Harald, navegou por 1 mil anos, até desembarcar na cidade de Nova Iorque em 2003, na cidade de Manhattan.
Certamente uma embarcação Viking, de 1 mil anos atrás, não veio a passeio na cidade de Nova Iorque, muito menos estão vivos. Com seus corpos putrefatos, nosso guerreiro Harald e sua tripulação com o tempo viraram zumbis. Ao chegar no porto, já começa a matança, os saques. Veremos muito sangue, cabeças rolando e o terror de uma invasão Viking de zumbis. Thor logo chega, para lutar com os guerreiros Vikings, porém, leva uma surra e é zombado por Harald.
Ao decorrer da narrativa, encontraremos outros heróis da Marvel, Dr. Estranho, que ajudará nosso protagonista a enfrentar os Vikings, e claro teremos uma pequena participação dos vingadores. Mas o que me deixou intrigado e preso a história foi a sacada do Dr. Estranho, de percorrer os séculos e encontrar descendentes do feiticeiro da vila de Lakstad, com o objetivo de encontrar guerreiros poderosos para liquidar com a horda de zumbis Vikings. O que nos leva a ter na história personagens como Sigrid a donzela guerreira, Sir Magnus cavaleiro teutônico da Dinamarca e Erik Lonn-Roth, piloto de caça da Segunda Guerra Mundial. Isso tudo proporciona ao leitor belas cenas de lutas, recheadas de sangue e cabeças rolando.
A arte de Glenn Fabry, junto com as cores de Paul Mounts, são um desbunde, de cair o queixo, o ruim da história é que ela termina. Ao concluir a leitura, fiquei com aquela sensação, poderia ter mais, eu que queria que tivesse mais.
Thor: Vikings, é uma minissérie em 5 capítulos publicada originalmente entre 2003 e 2004. Este encadernado da Panini, compila todas os 5 capítulos, possui 120 páginas, e miolo em papel couchê e formato americano.