Este é meu segundo contato com obras do mestre do horror, Junji Ito. O primeiro, Fragmentos do Horror, da editora Darkside, diga-se de passagem, uma obra de arte feita pela editora. Fragmentos de horror é composto por vários contos, sem ligação entre si, mas ainda assim todos bizarros.
Mas quando tentei explicar para meus colegas como a obra era, foi difícil definir o tipo de terror e as sensações que são passadas para o leitor. É algo mais perturbador do que assustador, é um tipo de leitura que embrulha o estomago e causa calafrios.
Em Uzumaki não foi diferente, foi muito pior na realidade. Mas quando digo pior, não quero dizer que a obra é ruim ou coisa parecida, quero dizer que todas as sensações que citei acima, foram mais intensas na leitura de Uzumaki. A obra foi lançada no Brasil pela editora Devir, numa bela edição com o consagrado selo tsuru.
A história é contada do ponto de vista de Kirie Goshima, uma estudante que vive na cidade de Kurôzu desde criança, e é ela que percebe que há algo estranho com o pai de seu amigo Shuichi Saito. Apesar comentar com Shuichi sobre o que ela viu, ele concorda que seu pai está se comportando de forma esquisita, com uma estranha obsessão por espirais.
Shuichi sente que tem algo de errado com aquela cidade e tenta encorajar Kirie a fugir dela, mas não tem sucesso.
A partir dali coisas mais perturbadoras começam a ocorrer, estranhos redemoinhos aparecem quando pessoas que faleceram são cremadas, outras pessoas se tornam cada vez mais obcecadas por espirais a ponto de perderem a vida de formas bizarras por causa delas, ou as vezes coisas muito piores que a morte!
Tudo isso ocorre por causa de uma estranha maldição que virá a consumir a mente e o corpo das pessoas que moram na pequena cidade japonesa.
Depois de ler a obra entendo por que Ito é considerado o mestre do horror nos quadrinhos. A forma como ele leva a história com acontecimentos bizarros é única, no meu ponto de vista. Já li diversas obras de terror, obras muito boas, mas nenhuma delas me fez sentir o que senti lendo Uzumaki e com isso entendo também, por que via várias pessoas falando que as obras de Junji Ito não são para todos os leitores de terror convencional.
Em resumo, foi uma excelente leitura, perturbadora, mas excelente, e recomendo a todos que desejam conhecer as obras de Ito, que leiam Uzumaki e assim como eu, sintam calafrios na espinha.