Depois de todas as aventuras vividas, desafios superados e perigos enfrentados pelos jovens da tribo dos Hooligans Cabeludos, no primeiro volume da série, o treinamento para se tornar um Viking acabou, certo? Muito pelo contrário. No começo do segundo volume temos a sequência desse árduo treinamento, que segundo Bocão Bonarroto, durará mais 4 anos. O próximo passo é a luta de espada em alto mar, então os jovens partem com Bocão a bordo do navio em um mar que está furioso.
Bafoca de Maluquício é escolhido para o primeiro combate. Amigo de Melequento (que quer ser o futuro chefe da tribo, no lugar de Soluço), Bafoca é grande e muito forte. Tentando mostrar algum heroísmo, Soluço se disponibiliza para enfrentá-lo e como era de se esperar, ele é esmagado. Para piorar, em um momento de dificuldade para Soluço e ira para Bafoca, Melequento se aproveita da situação e tira a proteção de madeira que havia na espada de Bafoca, para evitar acidentes, deixando a situação extremamente perigosa. Por sorte, um caixão bate no navio a tempo de salvar a vida de Soluço, porém com o impacto o navio afunda.
Após um grande susto, os meninos conseguem se salvar e descobrem que esse caixão era de Barbadura, o Terrível, nada mais nada menos que o tataravô de Soluço, um grande pirata com feitos incríveis reconhecidos por todos. Os meninos querem logo abrir o caixão, porém nele está escrito claramente que não deve ser aberto, então eles decidem voltar para a vila e pedir a opinião do seu líder, Stoico, o Imenso e os anciões.
Uma reunião é convocada e nela é decido que o caixão será aberto, apesar da tentativa de Soluço de fazê-los desistir. Soluço conhece as lendas e sabe que Barbadura não deixaria que o seu tesouro fosse facilmente capturado. Eis que o caixão é aberto, e para a surpresa de todos, dentro dele há um homem, que está vivo! Trata-se de Alvin, o fazendeiro pobre e honesto. Alvin explica como foi parar ali e que, na verdade, ele está atrás do tesouro de Barbadura, porém, para isso, ele precisa da ajuda do verdadeiro herdeiro dele, pois somente ele seria capaz de encontrá-lo.
Existe uma charada que aponta o local do tesouro, e dessa vez, Soluço consegue ajudar. Ele resolve a charada e descobre que o tesouro está na Ilha da Caveira, um local muito perigoso, onde tem os dragões do tipo caveira, que apesar de cegos e surdos, são extramente letais. Novamente Soluço é contra, mas de nada adianta e logo começam os preparativos para a caça ao tesouro.
Banguela está desconfiado, ele acredita que Alvin está mentindo e que, na verdade, ele seria um pária, um grupo de perigosos piratas saqueadores. Então ele fala com Soluço, que inicialmente não o leva a sério, afinal, Alvin parece ser muito legal, mas apesar disso, promete ficar atento.
No dia seguinte eles partem para a Ilha da Caveira, todos estão animados, principalmente Stoico, o Imenso, chefe da tribo, que acredita que de uma vez por todos Soluço vai se provar o verdadeiro herdeiro do trono e acabará com as especulações de seu irmão, que quer seu filho, Melequento, assuma o poder. Daqui para frente teremos muita confusão e reviravoltas. Soluço novamente passará por diversas provações e terá que se esforçar ao máximo para conseguir sair dessa aventura com vida e também para conseguir atender as expectativas de seu pai. O tesouro de Barbadura, o Terrível, se provará mais difícil de ser encontrado do que todos esperavam.
Assim como o primeiro volume, temos uma história muito divertida, é interessante acompanhar a evolução de Soluço e seu dragão, Banguela. E, apesar de já ter passado por muitos desafios, Soluço continua muito longe do herói Viking que se tornou no futuro, habilidoso com espadas e capaz de realizar feitos lendários. Aqui, ainda jovem e em meio ao treinamento, ele segue sendo muito atrapalhado e sem nenhuma característica que pudesse fazer com que ele se tornasse o verdadeiro herdeiro da tribo dos Hooligans Cabeludos no futuro. Vale mencionar também que nesse volume Soluço consegue a sua espada, que viria a ficar muito famosa e respeitada. Por fim, destaco os desenhos presentes em algumas páginas, apesar de simples, trazem um complemento muito interessante, além de serem engraçados.