Ao contrário do arco inicial, onde foi revisitada a história “O totem misterioso”, aqui temos uma aventura inédita, que traz uma continuação ao arco inicial e também a história citada acima. Após resolver os seus problemas com Coffin, Tex parte para encontrar Tesah, que havia deixado aos cuidados de uma família de conhecidos.
No caminho ele precisa intervir em um ataque que está ocorrendo na antiga missão espanhola de San Esteban. Após esse ataque, Tex segue viagem com dois bandidos desertores do exército mexicano, para levá-los de volta ao seu país, mas ao longo da aventura, os dois desertores acabam virando seus parceiros, contrariando as expectativas.
Ao chegar em seu destino, Tex irá descobrir que Tesah está desaparecida, assim como alguns moradores do vilarejo. Junto com os seus dois novos parceiros e mais alguns voluntários, eles partem em busca dos desaparecidos e nessa busca terão que enfrentar os índios Coyoteros, os comancheiros e o exército rebelde do México.
Depois de muitas confusões, Tex descobre que novamente o tesouro Pawnee está sendo procurado e terá que utilizar muita astúcia, além de contar com a ajuda de um velho amigo para conseguir virar o jogo.
A nova publicação de Tex Willer, que conta as suas histórias quando jovem, continua em alto nível, inclusive considero o segundo arco melhor que o primeiro. No segundo arco o roteiro continua a cargo de Mauro Boselli, mas os desenhos passam para o artista Bruno Brindisi.