Nesse primeiro volume da coleção, Tex – Edição Gigante em cores, temos uma história tensa, com muita ação, viradas inesperadas e também muita estratégia. Após receber uma carta do seu amigo Pat, Tex e Kit Carson partem para o Oregon para investigar a recente morte de alguns lenhadores que trabalhavam com o seu amigo. Logo ao chegar, Tex e Carson conhecem o Sr. Thompson, patrão de Pat, e a Srta. Jane, filha de Thompson.
Os irmãos Patterson possuem uma madeireira, e estão querendo expandir. Para isso, eles não medem esforços e utilizam todos os métodos, como ameaça, intimidação e até mesmo assassinato. E o alvo dos Patterson no momento, são as terras de Thompson, que se recusa a vendê-las. Desde sua chegada na cidade, Tex e Carson se envolvem em confusão, porém eles têm o apoio do xerife local, que também está buscando provas contras os irmãos Patterson, para poder prendê-los.
Tex é muito inteligente e consegue antecipar alguns movimentos dos seus adversários, mas isso não evita que muitos tiroteios aconteçam. Depois de duas tentativas frustradas, os irmãos Patterson decidem mudar a estratégia, e aqui a história começa a ficar mais tensa. Tex será desafiado e correrá muitos perigos para conseguir resolver este caso.
A edição da editora Mythos está primorosa, possui capa dura, tamanho grande, papel couché e uma ótima impressão, o que resulta em uma edição realmente bonita, além claro, da excelente história escrita por Claudio Nizzi e ilustrada por Guido Buzzelli.